A Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) divulgou, agora em julho, o lançamento do Índice de saúde financeira do brasileiro, o I-SFB. Esse índice foi desenvolvido pela Febraban em cooperação técnica junto ao Banco Central e contou com a participação de aproximadamente 70 especialistas.
Como o próprio nome diz, o objetivo do índice é calcular o nível de saúde financeira do brasileiro e, a partir daí, buscar preencher as eventuais lacunas fundamentais da educação financeira para melhor bem-estar financeiro do cidadão.
Para o desenvolvimento desse índice foram utilizados, além de extensos estudos, o uso de alguns protocolos internacionais relacionados à saúde e educação financeira.
Por fim, a pesquisa foi aplicada em mais de 5.000 brasileiros acima de 18 anos no período de setembro a novembro de 2020.
De acordo com material publicado pela Febraban, o conceito de saúde financeira do I-SFB considera que o brasileiro seja:
- capaz de cumprir suas obrigações financeiras
- capaz de tomar boas decisões financeiras
- ter disciplina e autocontrole para cumprir objetivos
- sentir-se seguro quanto ao futuro financeiro
A pontuação do índice varia de 0 a 100 e, nessa 1ª rodada, o índice de saúde financeira calculado do brasileiro está em 57 (média Brasil). O estudo aponta que esse resultado “57” é considerado um “equilíbrio financeiro no limite – com pouco espaço para erro”.
Alguns dados da pesquisa:
- 69,4% dos brasileiros declararam que gastam tudo ou mais do que ganham
- apenas 21,9% dos brasileiros afirmaram que dariam conta de uma despesa inesperada grande
- 58,4% relataram que preocupações financeiras impactam de alguma maneira a vida familiar
- 64,7% dos brasileiros responderam que não tem segurança sobre o seu futuro financeiro
- apenas 37,9% conseguem perceber que precisam buscar orientação sobre como lidar com o dinheiro
Os resultados são um grande alerta sobre a saúde financeira e reforçam o papel da educação financeira na vida do brasileiro.
Veja, por exemplo, que 7 em cada 10 brasileiros declararam que gastam tudo ou mais do que ganham, um resultado preocupante. A reserva de emergência se mostrou fundamental para muitas famílias no último ano e está cada vez mais claro o seu papel em uma vida com bem-estar.
Enquanto para alguns já está claro o quanto a educação financeira (ou a falta dela) impacta diretamente o dia a dia das pessoas, nas mais diversas atividades e tomada de decisão, há também um outro grupo que ainda não percebeu o tesouro que é quando se tem “educação financeira”.
Os percentuais acima foram muitos, mas no final todos direcionam para um mesmo caminho: a importância da educação financeira e sua necessidade – para ontem.
A Kekka está aqui para apoiar os milhões de brasileiros nessa jornada de educação financeira proporcionando mais bem-estar, tranquilidade e realização de sonhos.
Caso você tenha interesse, o cálculo do índice I-SFB é gratuito e pode ser acessado através do site https://indice.febraban.org.br/. Nesse site você também encontra mais informações sobre o índice e toda a iniciativa.