Você já parou para pensar, ou olhar no seu armário ou na sua casa e perceber as coisas que você consumiu que foram influenciadas por amigos?
Muitas vezes não percebemos, mas muitas pessoas consomem influenciados por terceiros, seja marketing de uma marca, um influenciador digital, a família e também amigos (nosso foco de hoje).
Para alguns, consumo fora do padrão é uma válvula de escape para problemas, para outros, uma auto afirmação na sociedade.
Na verdade, o que acontece com muitas pessoas nesse ciclo de consumo por influência dos amigos é bem estranho. Veja só:
Você compra muitas vezes, o que você não precisa, com o dinheiro que você não tem, para impressionar pessoas que não são verdadeiramente importantes para voce. Faz sentido?
A situação fica mais complicada quando esse tipo de consumo não é pontual e ainda ocasiona impactos financeiros nada agradáveis. Isso mesmo. De forma silenciosa as contas podem não fechar no final do mês, começar a enrolar e uma dívida pode nascer.
Às vezes pode não ser tão simples não ser influenciado ou pressionado ao consumo por influência dos amigos. Mas lembre-se: as pessoas são únicas, diferentes, com realidades diferentes, metas e sonhos diferentes. O que faz sentido para um amigo, pode não fazer sentido para você.
No final do dia, a conta pode sair cara. No mínimo você está desviando atenção e esforço financeiro em algo que nem é tão importante para você, e deixando mais longe aquela sua grande meta definida no início do ano. Vale a pena?
Em contrapartida, há estudos curiosos que mostram também o outro lado da moeda. A influência positiva de amigos na educação financeira. Há pesquisas que apontam que ter amigos com “educação financeira” pode ajudar positivamente. Isso porque há uma tendência maior para avaliar os gastos, consumos em geral e fazer melhores escolhas no dia a dia.
Você já parou para pensar qual é o nível de educação financeira que seus amigos mais próximos possuem?
Fica a reflexão. E, independente se a influência for dos amigos, da mídia ou do instagram, nunca se esqueça #consumoconsciente .