A tradicional lista de indicações de livros por Bill Gates

Hoje nossa dica pode não parecer ter relação direta com educação financeira – mas tem. Vamos entender por quê?

Vamos falar sobre livros.
Leitura é conhecimento, diversão, reflexão, comunhão, oportunidade de viajar sem nem sair do lugar, trocar e aprender.
Nesse mundo VUCA (V-volátil, U-incerto, C-complexo, A-ambíguo) que vivemos, uma coisa que não temos dúvida é a necessidade de estarmos sempre aprendendo. O lifelong learning chegou para ficar e ler livros é uma das formas que temos disponível atualmente para alimentar esse nosso HD.

Para os que são apaixonados por livros, o hábito da leitura traz junto um ciclo que se forma normalmente: quanto mais lemos, mais aprendemos e mais nos sentimos ignorantes – pois percebemos o quanto ainda não sabemos. Assim, continuamos no vício da leitura e aprendemos mais e mais.

Fato é: ler proporciona, dentre muitos benefícios, um grande portal de conhecimento. E como já dizia Benjamin Franklin:

“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”

Se você se identificou até agora com algo ou mesmo se não se identificou, uma boa dica de final de ano é acompanhar as esperadas indicações de livros por Bill Gates. Há alguns anos ele possui esse hábito, sempre no final do ano, e esse ano não seria diferente. Você pode entender como uma dica de presente, ou simplesmente como uma dica de leitura, porque assim como ele, você também adora um bom livro.

Além da tradicional lista de fim de ano, Bill Gates também disponibiliza indicações pontuais – como fez, por exemplo, no meio da pandemia de 2020.

Na sua publicação, Gates, um apaixonado por livros, afirmou que:
“Em tempos difíceis, aqueles que gostam de ler acabam indo atrás de todo o tipo de livro. Neste ano, eu decidi explorar assuntos complexos mais a fundo, como as injustiças que permeiam os protestos Black Lives Matter. Em outros momentos, precisei diminuir o ritmo e acabei escolhendo histórias mais tranquilas”.

Agora vamos para a lista mais atual, que foi publicada semana passada.
Ela é sempre diversificada e atende a gostos variados.

  • Breath from Salt, de Bijal P. Trivedi (infelizmente, ainda não há edição em português)
  • A nova segregação: racismo e encarceramento em massa, de Michelle Alexander
  • Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas, de David Epstein
  • O esplêndido e o Vil, de Erik Larson
  • O espião e o traidor: a maior história de espionagem da Guerra Fria, de Ben Macintyre

Se você quiser assistir ao vídeo de Bill Gates e entender um pouquinho mais sobre cada livro listado acima, segue o link:
https://www.gatesnotes.com/About-Bill-Gates/Holiday-Books-2020

Para quem é assinante Netflix, recomendamos também um documentário de 2019 chamado “O código Bill Gates”. São apenas 3 episódios e uma ótima oportunidade para conhecer um pouquinho sobre esse gênio da atualidade.

Por fim, sabemos que é normal ficarmos viciados em leituras daqueles temas que mais gostamos – e não há problema algum nisso. Ler é sempre uma ótima pedida. Mas aqui vai nossa última dica de hoje: procure diversificar os temas que costuma ler e, de vez em quando, eleja assuntos aleatórios – e talvez até um pouco distantes do seu dia a dia. Alguns estudiosos apontam que esse é um ótimo exercício para desenvolver a criatividade (um soft skill bastante requisitado atualmente) e, consequentemente, aumentar o repertório para nosso cérebro.

Para você que é um apaixonado por livros – e para os que não são mas que podem desenvolver esse hábito a qualquer momento – , desejamos um ótimo fim de ano com novas e enriquecedoras leituras!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido!