De acordo com pesquisa divulgada pela TransUnion, empresa de soluções de informação, o percentual de suspeitas de tentativas de fraude digital no setor de serviços financeiros cresceu 612% comparando os últimos 4 meses de 2020 aos 4 primeiros de 2021.
Analisando esse percentual, numa visão global, tivemos um aumento de 149%, ou seja, o percentual no Brasil está bem superior.
Esse aumento pode estar associado a vários fatores, dentre eles, o aumento do número de bancarizados, aumento da digitalização e compras online.
Considerando que a digitalização traz inúmeros benefícios na vida das pessoas, a sugestão nesse caso não é evitar os canais digitais, mas ficar atento às boas práticas para evitar casos de fraude.
É comum encontrarmos dicas sobre como evitar golpes financeiros.
A seguir listamos algumas informações divulgadas pelo Banco Central relacionadas ao golpe de “pushing” – que é a tentativa de sites ou e-mails falsos obterem informações pessoais e roubar dinheiro :
· Desconfie de ofertas imperdíveis ou problemas na sua conta bancária
· Fique atento a mensagens compartilhadas em aplicativos de mensagem como whatsapp
· Em caso de dúvida não clique em links ou anexos
· Atenção aos e-mails promocionais ou de senso de urgência:
- verifique o endereço do e-mail do remetente se é realmente o da loja ou instituição mencionada
- verifique se possui erros de gramática ou ortográficos
- verifique se o logo está adequado
O uso de senhas também é um item bem importante para ser avaliado.
Aqui temos algumas dicas:
· Não compartilhe senhas
· Não anote em cadernos de fácil acesso ou no celular
· Não utilize a mesma senha para mais de um serviço
· Priorize criar senhas mais complexas com letras, números e caracteres especiais
Esse foi apenas um pequeno exemplo de dicas. De fato são muitas mas, analisando, são de fácil incorporação no dia a dia e, no final das contas, vale a pena para evitar dor de cabeça.
Para ler a reportagem do Valor Investe na íntegra sobre esse tema: