A importância da educação financeira na vida das pessoas tem se tornado cada vez mais clara, principalmente no mundo dinâmico em que vivemos, com o aumento da expectativa de vida e a maneira como somos bombardeados pela cultura do consumo.
Ultimamente, também tem se discutido sobre os impactos da “falta da educação financeira” que, infelizmente, são muitos. Desde as dívidas e o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, passando pelas frustrações por não conseguir alcançar metas e sonhos, provocando até problemas de saúde, como ansiedade e depressão, impactando também nos relacionamentos.
Dentre os mais diversos impactos, podemos mencionar os ocorridos na jornada profissional das pessoas.
Um indivíduo que não teve acesso a educação financeira e ainda não percebeu o tesouro que é tê-la, muitas vezes busca soluções pouco ou nada eficientes para seus problemas financeiros. Com isso, começa a se enrolar, a gastar mais do que ganha, a parcelar a fatura do cartão de crédito, usar cheque especial, pegar um empréstimo, enfim, vai buscando as soluções “de mais fácil acesso imediato”. Considerando esse cenário, não é incomum pessoas acharem que estão ganhando pouco e que precisam trocar de emprego. Afinal, quando tiverem um salário melhor as coisas vão se ajustar. Puro engano! Como não estamos tratando o problema na raiz – a “falta de educação financeira” – é provável que, mesmo no novo emprego, em poucos meses a bola de neve financeira volte ou mesmo, continue como estava.
Fica a reflexão: será que eu deveria ter saído do meu antigo emprego? Pensando na minha carreira, foi mesmo a melhor decisão?
Com ou sem troca de emprego, todo esse cenário pode ocasionar situações desconfortáveis e desnecessárias, levando a uma baixa produtividade do profissional. Num cenário mais pessimista, pode até resultar em perder oportunidades de crescimento na empresa.
Educação financeira não é moda, é necessidade.
Infelizmente, a grande maioria não teve acesso na escola, em casa, mas sempre é tempo para começar e aprender, principalmente o que é indispensável em nossas vidas.
Em uma era lifelong learning, investir em educação financeira é um prato cheio de oportunidades, benefícios e muitos frutos para colher no presente e no futuro.