No final de novembro, o governo federal, através do Ministério da Cidadania, anunciou a implantação da conta poupança social digital (pelo aplicativo Caixa TEM) para os beneficiários do bolsa família. O processo que começou ontem, 10 de dezembro, espera atingir cerca de 9 milhões de beneficiários que, de acordo com o ministério, não possuem conta em banco atualmente.
De acordo com o Ministério da Cidadania, a iniciativa pretende ser a “maior inclusão bancária da história do Bolsa Família”.
Na prática, os beneficiários poderão continuar utilizando o cartão do Bolsa Família ou cartão cidadão para saques e terão, adicionalmente, acesso a conta poupança digital (pelo aplicativo Caixa Tem) que foi desenvolvida para o recebimento do auxílio emergencial esse ano.
O governo informou que não haverá impacto para os beneficiários e que a alteração será implantada gradualmente. A implementação iniciou ontem dia 10 de dezembro e vai até 23 de dezembro, seguindo o calendário de acordo com o número NIS do beneficiário.
Essa conta digital é uma conta poupança simples, sem taxa de manutenção, mas possui algumas funcionalidades interessantes. Entre elas, o usuário tem direito a débito virtual (função que poder ser utilizada para compras virtuais), pagamentos de contas como água, luz, telefone e boletos através do aplicativo, além de pagamento digital em lojas físicas através do processo de leitura QR Code utilizando o smartphone do usuário e as maquininhas de pagamento utilizadas pelos estabelecimentos comerciais.
Para ter acesso a conta poupança digital é necessário baixar o aplicativo que está disponível para Android e IOS.
Essa ação é um passo interessante quando avaliamos o cenário de inclusão financeira, inclusão digital, praticidade e segurança, especialmente em tempos de pandemia.
Cada vez mais, a digitalização financeira faz parte do dia-a-dia. Esse exemplo nos mostra que o avanço da tecnologia atinge e deve estar ao alcance de todos.
Dar acesso a tecnologia, praticidade e segurança é um ótimo movimento e um avanço que deve ser reconhecido. Por outro lado, também é uma excelente oportunidade para lembrarmos da importância do pilar “educação financeira”, proporcionando a oportunidade das pessoas conseguirem utilizar ferramentas tecnológicas e produtos financeiros, de forma mais inteligente e com foco para seu bem-estar, qualidade de vida e desenvolvimento. Afinal, acreditamos que a educação financeira tem o poder de transformar a vida das pessoas.