Dia do consumidor – 2021

Você sabia que dia 15 de março é considerado o “dia do consumidor”?

De acordo com os relatos, o dia do consumidor foi criado em 15 de março de 1962 nos EUA pelo ex-presidente John Kennedy. Nesse dia, Kennedy fez um discurso no Congresso sobre a proteção dos direitos do consumidor dos americanos.

Nos últimos anos, o varejo brasileiro tem se apropriado dessa data incluindo-a no calendário de ações comerciais.

Nesse ano, não será diferente.

Muitos acabam aproveitando a data e fazendo “a semana do consumidor”, e tem até varejo fazendo “mês do consumidor”. Tudo para atrair os clientes e torcer pelas vendas.

Se por um lado pode ser uma ótima oportunidade para fazer boas compras, por outro, devemos sempre lembrar para não cairmos nas tentações do consumo. Principalmente no momento atual, tão desafiador para todos.

4 dicas para “dia do consumidor”:

Faça uma lista do que realmente está precisando:

Isso vai te ajudar em um eventual momento de “compra por impulso”, afinal o ser humano normalmente não é muito racional nesses momentos.

Se não estiver precisando de nada, maravilha! O que sobrar no mês, poupe, invista, e guarde para alcançar seus objetivos que foram definidos no início do ano.

Pesquise:

As pesquisas online são grandes facilitadores desse processo. Além das promoções especiais das marcas, podem existir condições atrativas utilizando cupons de desconto da loja ou de sites especializados, bandeiras de cartão de crédito, entre outros.

Atenção às promoções:

Como falamos, se for comprar, lembre-se da sua lista inicial. Descontos progressivos ao levar mais peças, leve 3 e pague 2, são apenas alguns exemplos de armadilhas do consumo. Avalie o que realmente faz sentido para você e fique de olho no que cabe no seu orçamento mensal.

Avalie as condições de pagamento:

Com a taxa de juros baixa, se você tiver o dinheiro para pagar à vista, às vezes pode ser vantajoso essa negociação final. Pode render alguns reais que você pode investir em outra escolha inteligente que esteja na sua lista de metas e desejos futuros.

E por fim, mas talvez uma das mais importantes, se pergunte várias vezes: EU REALMENTE PRECISO DISSO? Não é porque está barato que tenho que comprar. Não é porque meus amigos ou familiares compraram que tenho que comprar. Cada um tem metas e realidades distintas. Foco nas suas metas, na sua independência financeira e qualidade de vida.

Bom dia do consumidor!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido!