A maior liquidação do ano chegou! A Black Friday acontece oficialmente amanhã. Originalmente a Black Friday é um evento americano que ocorre no feriado de “Ação de Graças” – última 6ª feira de novembro. Nos EUA, é uma data esperada ansiosamente pelos consumidores, pois há oportunidades realmente imperdíveis, tornando-se para muitos inclusive a compra do natal antecipada.
No Brasil, esse evento do varejo ganhou mais força nos últimos anos, já que os varejistas brasileiros perceberam que dá resultado e logo incorporaram essa data no calendário do varejo.
Muitos já devem ter lido sobre as eventuais propagandas enganosas da Black Friday e, em virtude disso, o Procon tem acompanhado de perto esse grande evento do varejo no Brasil. Mesmo assim, seria injusto falar que com um pouco de pesquisa há também boas pechinchas… Vale dar aquela conferida se você estiver realmente precisando de algo.
Para te ajudar a não cair em furada e nem cometer loucuras no calor do momento, fizemos um resumo com algumas orientações para a Black Friday:
- Faça previamente uma lista do que você está realmente precisando. Levante também os preços para você entender o que de fato está valendo a pena ou é só pegadinha.
Comprovadamente, nós seres humanos não somos racionais em muitos momentos de compras. Logo, se você não fizer sua listinha, corre um risco maior de cair nas tentações. Imagina só (um exemplo fictício): TV 55 polegadas de R$4.900 por R$1.999 – ao ler essa oferta você pode pensar: “caramba, que oferta sensacional, acho que vou comprar!”
Na verdade, pode ser que a oferta nem esteja tão boa assim. E, por outro lado, mesmo que esteja, de que adianta comprar uma TV 55 polegadas se é um notebook que você precisa em virtude do home office e das aulas virtuais do seu filho?
- Consumo consciente. Antes de fechar uma compra pergunte-se: eu preciso realmente disso? Isso é realmente importante para mim?
Além de se perguntar sobre o produto, também se questione sobre a quantidade. Pode parecer estranho mas, por exemplo, alguns supermercados têm feito ofertas muito atrativas, mas só se você levar 4, 5 ou 6 itens daquele mesmo produto. Então avalie: é um produto que eu uso sempre? É perecível? Vale mesmo a pena? Eu realmente preciso?
- Atenção aos e-mails, SMS e whatsapp que você receber, principalmente aqueles que vem com link.
Infelizmente um evento desse tamanho acaba chamando atenção de fraudadores também. Então certifique-se de que o link é seguro, dê preferência a acessar os sites oficiais das lojas de seu interesse.
- Se for efetuar uma compra online, priorize formas de pagamento mais seguras, utilize, por exemplo, o cartão de crédito virtual
Muitas instituições financeiras já possuem os chamados “cartões virtuais”. Trata-se de um número de cartão de crédito diferente daquele que você tem gravado no plástico, mas que está vinculado a conta do seu cartão de credito.
Esse cartão possui o chamado “cvv dinâmico” – aqueles 3 números que normalmente ficam atrás do plástico e você usa quando faz compra na internet. Como esses números mudam periodicamente, ele se torna mais seguro e está sendo muito incentivado para uso pelas instituições financeiras.
Para você que ainda não usou o cartão virtual, normalmente está disponível no aplicativo do cartão de crédito, então verifique se o cartão que você utiliza tem essa opção. O acesso é simples e vale a pena usar nas suas compras online.
- Compras de Natal
Muitas pessoas aproveitam para fazer as “compras de Natal” na Black Friday porque encontram ofertas imperdíveis. Assim, conseguimos economizar na hora de comprar os presentes (ou mesmo aquelas lembrancinhas) pra quem a gente ama. Avalie se isso faz sentido para você e, se sim, boas compras!
- Não é porque está barato e eu preciso, que vou comprar.
Avalie se o valor dessa compra cabe no seu orçamento à vista, ou, mesmo se for parcelado, se a parcela cabe no seu bolso. Apesar de encontrarmos ofertas atrativas, lembre-se que estamos ainda enfrentando uma grande crise econômica mundial e ainda há ainda muita instabilidade… Mesmo que você esteja tranquilo com suas finanças, antes de gastar, pense: tenho uma reserva de emergência? Tenho condições de assumir essa compra dentro das minhas finanças pessoais?
Se depois de todas as etapas acima, você estiver tranquilo com seu orçamento, boas compras, e boa Black Friday!
Tem alguma dica pra dar que a gente não falou aqui? Compartilha com a galera nos comentários!