O que fazer com o 13º salário?

De acordo com as regras oficiais do 13º salário, a última parcela deve ser paga até o dia 20 de dezembro (já está batendo na porta!).

Sabemos do ano desafiador que tivemos… Foram muitos os aprendizados sobre a importância da educação financeira nesse período turbulento.

Se você faz parte do grupo que recebe o 13º salário, aqui vão algumas dicas para uma utilização mais saudável e focada no seu bem-estar financeiro:

  1. ATENÇÃO, PARE E PENSE

13º salário, para muitos, é considerado uma renda extra e, assim, no inconsciente é avaliado como “posso gastar” (afinal é extra). Apesar do nosso lado irracional pensar dessa forma, aqui vai a 1ª dica: não se deixe levar pelo emocional. É verdade que é uma “renda extra”, mas ela deve ter alguns destinos mais inteligentes. Principalmente avaliando o ano que passamos e que a pandemia ainda não acabou, vale a pena sermos mais cautelosos.

  1. QUITAR DÍVIDAS

Se esse for o seu caso e você está terminando o ano com algum tipo de dívida, seja no cartão de crédito, ou alguma conta que acabou atrasando, essa deve ser sua prioridade. “Primeiro o dever depois o lazer”. Se sobrar algo, aí podemos pensar nas lembrancinhas de final de ano ou mesmo algum mimo pessoal.

  1. GASTOS EXTRAS FINAL DE ANO

É verdade que, para alguns, final de ano também é momento de dar aquela lembrancinha para as pessoas mais especiais e usar o 13º pode ser uma alternativa. Se esse for o seu caso, faça uma meta de quanto gastar, um % mesmo, 5%, 10%… Cada um tem a sua realidade e esse percentual pode variar. Mas quando estipulamos um teto, criamos um compromisso conosco: “se o total que tenho para gastar é X, não dá para comprar esse presente de valor Y para minha sobrinha, o dinheiro tem que render para todos os presentes”.

  1. GASTOS EXTRAS INÍCIO DE ANO

Para muitos, início de ano também vem acompanhado de gastos extras: IPVA, IPTU, material escolar, e por aí vai. Assim, o 13º pode ser também uma oportunidade para ajudar a pagar essas contas extras. Faça uma lista com todas essas despesas e veja se o 13º pode ser uma ajuda para esse momento.

  1. MIMO PESSOAL

Esse também pode ser destino para parte do seu 13º salário, afinal, você trabalhou bastante e é justo se presentear com algo. Mas lembre-se de gastar com consciência. 

  1. POUPAR, POUPAR E POUPAR

Por último, mas não menos importante (muito pelo contrário), analise um percentual para poupar. Poupar pode não trazer uma grande satisfação imediata, mas traz uma ENORME tranquilidade no futuro. Essa economia pode ser: para investir na sua reserva de emergência e te proporcionar mais tranquilidade diante desse mundo tão incerto em que vivemos, pode ser para planejar suas sonhadas férias do próximo ano, para comprar ou trocar o carro que já anda dando muito problema, para investir naquele curso dos seus sonhos, aumentar sua aposentadoria no futuro, enfim. Destino sempre terá. Vale a pena!

Após essa leitura, avalie qual é a sua situação e o que faz mais sentido para você.

Desejamos escolhas financeiras inteligentes!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Posts recentes

plugins premium WordPress
error: Conteúdo protegido!