Para os amantes de programas de milhagem e das transferências de pontos do cartão de crédito, o último ano pode não ter sido muito animador. Isso porque as viagens desapareceram para a grande maioria.
Após um pseudo “abre e fecha”, ainda são poucos os que se sentem seguros em se aventurar em viagens. Fora isso, existe a cautela devido ao cenário econômico – é hora de repensar gastos.
Mas e aí, o que fazer com os pontos do cartão de crédito?
E os pontos do programa de fidelidade da sua empresa aérea preferida?
O mercado possui diversos modelos de pontuação. Então, se o seu caso é “tenho um cartão que os pontos não expiram nunca, e meu programa fidelidade tem milhas que valem por 5, 10 anos” talvez ainda não seja um problema essa pausa do último ano. Mesmo assim, é importante checar se nesse período você teve pontos expirando no programa de fidelidade da empresa aérea.
Mas se a sua situação se resume a pontos expirando, tanto no cartão de crédito quanto no programa de fidelidade da cia aérea, a atenção é redobrada, afinal, quem gosta de perder pontos, prêmios e milhas?
A primeira coisa é checar seus pontos e avaliar o que está ocorrendo nos últimos 12-18 meses para ter uma noção clara da situação.
Confira essas dicas se após a análise verificar que de fato tem pontos indo embora…
Pontos no programa fidelidade das cia aéreas:
– avalie se é possível postergar os pontos juntos as administradoras dos cartões e cias aéreas;
– veja os pontos que estão vencendo e de repente troque por passagens para 2022, esperando que as coisas estarão mais tranquilas;
– fique atento às promoções de transferência de pontos do cartão de crédito para programa fidelidade aérea, há oportunidades com muitos bônus – aí você ganha fôlego para se programar e utilizar melhor depois.
– se fica inseguro em comprar passagens para 2022, há opções de troca por produtos e serviços. Essa foi uma área que cresceu bastante no último ano, justamente pela falta de opção em trocar por passagens. Entrando nos sites, tanto dos programas de fidelidade do cartão, quanto das empresas aéreas, tem muita opção. Temos que estar atentos às regras e promoções, pois nem sempre vale a pena financeiramente. O importante é sempre fazer o cálculo considerando o valor real do produto ou serviço.
– para aqueles que pagam assinatura mensal por pontos nos programas fidelidade das cias aéreas, avalie se não faz sentido pausar esse custo. Com tantas promoções de bônus, muitas vezes vale mais a pena comprar pontos em promoções do que pagar a mensalidade. Fora a questão de ficar pagando sem ter data planejada para viajar e correr o risco dos pontos expirarem.
No final das contas devemos ficar atentos aos acontecimentos, avaliar os cenários, ter atenção aos gastos e, claro, fazer escolhas financeiras inteligentes.