Que a expectativa de vida tem aumentado cada vez mais devido ao avanço da medicina e tecnologia isso a gente acompanha. Que é importante pensar na aposentadoria também sabemos (e temos um longo caminho pela frente na abordagem junto à educação financeira). Mas já parou para pensar que queremos nos manter saudáveis e que assim como vamos a academia podemos fazer exercícios para ajudar nosso cérebro a se manter ativo e saudável?
Tudo isso começou há algumas décadas atrás com pesquisas envolvendo neurologistas e cientistas que perceberam ser possível, a partir de estímulos, melhorar desempenho relacionado à raciocínio lógico, memória, atenção, concentração entre outros.
Temos aqui a chamada “ginástica cerebral” que é baseada na neuroplasticidade – a capacidade que o cérebro tem de se modificar a partir de estímulos externos.
De acordo com reportagem publicada pela Forbes recentemente, o Dr. Saulo Nader, neurologista do Hospital Albert Einstein, disse que é possível alcançar melhorias com exercícios. “Tudo é questão de treino. Assim como nossos músculos, que podem ser trabalhados na academia, a cognição pode ser treinada com joguinhos e tarefas que exijam atenção, concentração, controle de inibição de respostas, memória, tomada de decisão, cálculo e estratégia. Quanto mais tirar o cérebro da zona de conforto, melhor. A prática rigorosa ao longo do tempo leva a um aumento do potencial neurológico, fortalecendo a memória e a cognição como um todo” – relata o Dr. Saulo Nader.
Trazendo o tema para situação prática, podemos encontrar no mercado atualmente diversos aplicativos que auxiliam nesses exercícios. Alguns específicos para determinados objetivos, e muitos gratuitos.
Abaixo alguns aplicativos de ginástica cerebral:
· Fits Brain Trainer
· Luminosity
· Elevate
· Peak
Como falamos, muitos são gratuitos. Se você ainda não utiliza nenhum aplicativo com esse objetivo, que tal avaliar a inclusão dessa rotina além da prática regular de exercícios físicos?
Para ter acesso a reportagem da Forbes na íntegra: https://forbes.com.br/carreira/2021/06/ginastica-cerebral-10-aplicativos-que-prometem-potencializar-as-atividades-intelectuais/