No último dia 30 de março, o Banco Central aprovou o funcionamento do WhatsApp (Programa Facebook Pay) como iniciador de pagamentos, além da vinculação de dois arranjos de pagamentos junto às bandeiras Visa e Mastercard.
Isso significa que o cliente poderá efetuar transferências de dinheiro entre usuários, utilizando a plataforma WhatsApp – sem ter que sair da plataforma e utilizar os modelos de transferências atuais já disponíveis no mercado. Nesse processo serão utilizados, por exemplo, os cartões pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard, aqueles que você deposita um valor e pode usar para comprar em estabelecimentos ou mesmo transferir entre contas, muito comum em contas de algumas fintechs. Sobre a possível cobrança de tarifas e a data de liberação na plataforma, devemos aguardar mais informações do WhatsApp.
Nesse momento ainda não será possível efetuar pagamentos de compras através do aplicativo WhatsApp – essa solicitação já foi feita mas ainda está em análise no Banco Central.
De acordo com nota divulgada, o Banco Central “acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”.
A agenda de projetos envolvendo inovação e tecnologia já está presente no Banco Central, onde já vimos projetos coordenados diretamente pelo Bacen como PIX (implantado em novembro de 2020) e o Open Banking, em desenvolvimento e previsto para implantação completa até o final de 2021. O Banco Central já mencionou anteriormente que acredita que essa agenda faz parte do processo de democratização dos serviços financeiros, além de estimular a competitividade, transparência e custos menores para os consumidores finais.
A entrada do WhatsApp no mundo dos meios de pagamento reforça a teoria das chamadas “big techs”, a entrarem no mundo dos produtos financeiros e serem um forte competidor com os bancos. Afinal, imagina quantos clientes Facebook/instagram, Apple, Amazon, Google possuem? Quem não possui nenhum cadastro com uma dessas empresas? Você utiliza mais essas empresas no dia a dia ou o aplicativo do seu banco? Pois é.
Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos e torcer para que o consumidor final seja sempre beneficiado nessa grande competição, recebendo ofertas de produtos e serviços cada vez melhores.